29 setembro 2015

Resenha | Vivian Contra o Apocalipse (ou "a melhor leitura do ano")

Antes de qualquer coisa, alguns esclarecimentos: Esse não é um livro herege, nem é um livro religioso. O apocalipse do livro NÃO é o apocalipse bíblico, Vivian não é uma garota má e se você também for uma boa pessoa, cristã ou ateia, nada nesse livro vai te incomodar.

Dito isto, declaro agora meu amor pela Agir Now, o novo selo do Grupo Ediouro Publicações, voltado ao público YA (jovem-adulto). Eles não poderiam ter escolhido um livro melhor para estrear esse selo, já que Vivian Contra o Apocalipse é o exemplo mais que perfeito do que é um bom livro YA.

Bom é insulto. A leitura é tão fluída e o texto tão bem escrito que se não reparamos no nome gringo na capa do livro, pensamos que ele foi escrito por um brasileiro (parabéns pela tradução, Flora Pinheiro!). Katie Coyle, com sua primeira obra literária, conseguiu criar um verdadeiro clássico do gênero YA, uma distopia tão próxima da realidade atual que chega a nos preocupar. 

Com uma capa linda dessas e um título com esse peso (considerando seriamente colocar Vivian como nome da minha primeira filha), o livro simplesmente não consegue passar desapercebido. Que diga o moço do ônibus que não aguentou ficar encarando a capa com o canto do olho e me pediu licença para perguntar sobre o que era a história. Edição impecável, impressão, formatação... tudo lindo!


Em um futuro não muito distante, num contexto de crise econômica, ataques terroristas, guerras e catástrofes climáticas, surge nos Estados Unidos a Igreja Americana, fundada por Beaton Frick, um pastor auto-intitulado profeta. Em O Livro de Fick, uma espécie de bíblia dos Crentes (nome dado aos fiéis da Igreja Americana) ele afirma ter recebido a visita de anjos que o incumbiram de espalhar a boa nova: o Senhor prefere os americanos e os receberá no Reino dos Céus quando chegar a hora.

Frick tem sua própria marca de roupas, alimentos, eletrodomésticos e canais de rádio e TV. Alegando perseguição religiosa, consegue em pouco tempo boicotar a imprensa nacional e espalhar aos quatro cantos sua previsão de que em 3 anos, todos os membros da igreja ascenderão ao Reino dos Céus, enquanto os descrentes permanecerão em agonia na Terra por 6 meses, até que venha o dia em que serão condenados ao fogo eterno.

Depois de um terremoto com várias mortes em Chicago, a explosão de uma bomba em um jogo do Yankes e a morte súbita de todas as abelhas do país, a população se convence de que o fim está próximo e acontece uma conversão em massa. A América se divide entre Crentes e Descrentes. Vivian de um lado, seus pais de outro.


Vivian Apple era uma garota comportada, que gostava de ser uma boa filha e tirar notas altas. Quando seus pais se converteram, pensaram que seria uma questão de tempo até que Vivian também se tornasse Crente, mas ela não conseguia acreditar. A pele bronzeada de Frick e seu sorriso perfeitamente branco, cheio de dentes, não ajudavam a tornar a ideia de um apocalipse próximo menos absurda.

Enquanto suas amigas adolescentes casavam e tinham filhos, Vivian encontrou na loucura de Harp, a vizinha que já fumava publicamente aos 12 anos de idade, mais sentido do que em toda aquela baboseira apocalíptica. Juntas, passavam boa parte do tempo rindo dos conselhos amorosos dados na revista teen da Igreja e fazendo coisas que adolescentes normais fazem. Adolescentes que não planejam ascender aos Céus em 3 anos.

Na véspera da data prevista para o arrebatamento, Harp resolve fazer uma festa em uma mansão abandonada. Bebida, música alta e um garoto de olhos azuis chamado Peter. Na manhã seguinte, Vivian volta para uma casa vazia. Depois de chamar pelos pais e não obter resposta, ela liga para o celular da mãe e ao seguir o toque, se depara com uma cenário surreal. Dois buracos no teto sobre a cama. Aparentemente, os pais de Vivian foram arrebatados alí mesmo.


O caos se instala no país. Os descrentes são perseguidos pelos crentes à espera da segunda barca. Casas são saqueadas, portas pichadas e pecadores assassinados. Vivian precisa descobrir a verdade. Se o mundo vai acabar em seis meses, ela quer descobrir tudo o que puder dentro desse tempo. Ao lado de Harp e Peter, o garoto que conheceram na festa do arrebatamento, ela cai na estrada em busca de respostas.

Tédio é uma coisa que você definitivamente não vai sentir ao ler Vivian Contra o Apocalipse! E embora a história tenha uma continuação, o final não deixa nada a desejar. NA-DA! O desfecho é genial, totalmente coerente e imprevisível! Li sem saber que existia um segundo livro e teria feito esta resenha exatamente com a mesma empolgação se só existisse o primeiro.

O lançamento da sequência, Vivian Versus America (ainda sem tradução em português), está previsto para o início de 2016. Já estou roendo as unhas de ansiedade!

Ficou com vontade de ler? Tem uma listinha super prática no site da Agir Now com todas as lojas que vendem o livro, tanto em formato físico quanto digital. É só clicar aqui

Semana que vem tem resenha de Depois dos Quinze, o primeiro romance da Bruna Vieira. Curta a página do blog e assine o feed de notícias (alí do lado) para ficar sabendo quando tem post novo. 

Beijinhos e até a próxima! 

20 comentários:

  1. Julio Cesar Gonçalves Dias1 de outubro de 2015 01:19

    Eei Julieta, Ótima resenha, o livro me chamou atenção pela pretexto que indicaria o caminho do livro, você soube com muito sutileza levar aos leitores querem realizar a leitura o mais rápido possível além de deixar nenhuma brecha na resenha e não entregando o que o livro tem de melhor, obrigado pela indicação da resenha, irei ler mais algumas em seu blog quando tiver tempo ou aparecer mais um tema interessante...

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha ouvido falar do livro, mas sua resenha ajudou a coloca-lo na frente de outros livros para comprar. Gostei bastante do jeito que você escreveu sua resenha, muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa! Obrigada! Depois volta aqui pra contar o que achou do livro! :D

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha,me deu ainda mais vontade der ,diria até que virou uma prioridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa! Que bom, isso mesmo que eu queria que acontecesse! Lê e volta aqui pra me contar o que achou? Beijooos!

      Excluir
  5. Estava com receio de ler esse livro por ser uma série e a história ficar meio inacabada, mas depois de ler essa resenha maravilhosa como resistir? Aliás, muito bem escrita sua resenha, parabéns! Me aceita lá no skoob ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaa! Que bom que gostou! Vou aceitar sim! Beijinhos!!

      Excluir
  6. Oi Julie,
    Adorei a sua resenha! Amei seu blog, é muito perfeito!
    "Vivian Contra o Apocalipse" parece ser um livro muito gostoso de se ler, tenho muita vontade de ler ele.
    A Agir Now caprichou na edição ein?!
    Beijos, Vinicius, seu novo seguidor <3

    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vinícius! Lê sim, depois volta aqui pra me contar o que achou. Beijinhos!!

      Excluir
  7. Ótima resenha, faz com que agente queira ler. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha! Agora fiquei com mais vontade de ler esse livro do que já estava!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da sua resenha, você conseguiu explicar bem a história, de um modo que nos faz querer ler instantaneamente, Parabéns! ~Eu também espero que a Agir Now continue com livros bons quanto este.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yaaaay! Fico feliz por isso! Beijinhos!! <3

      Excluir
  10. Fiquei morrendo de vontade de ler esse livro AGORA! Muita gente já comentou e falou bem, mas eu achava que não era o suficiente pra me convencer... mas depois dessa resenha, já quero um exemplar pra chamar de meu! Com certeza tá na minha wishlist <3

    Beijos,
    http://daniperere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, lê mesmo! E me conta o que achou!!! Beijinhos! <3

      Excluir
  11. Antes eu não estava tão curiosa para ler esse livro mas sua resenha me convenceu, já coloquei ele na lista de livros para ler em 2016 *-*

    beijo
    paperdream-s.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 

looks

clique aqui para ver mais looks