28 setembro 2015

Música | Você sabe o que é um EP?

No dia 21 de agosto de 2013, eu completava 22 anos. Às 12h10 do mesmo dia, no horário do meu nascimento, lançava meu primeiro EP, Coração de Vidro. Foi meu presente de aniversário para mim mesma. 

Na época, só meus pais e minha melhor amiga (beijos, Gabi!) sabiam que eu cantava, portanto as 7 faixas autorais que disponibilizei para download e streaming foram uma surpresa para muita gente.

Eu só divulguei o EP na timeline do meu Facebook, mas de alguma forma ele se espalhou por aí, e hoje minha página no SoundCloud conta com mais de 24.000 plays - vinte quatro mil pessoas que ouviram minhas músicas do começo ao fim!

Desde então, muita coisa mudou. Conheci pessoas, pessoas me conheceram; recebi propostas, recusei propostas; aprendi muito e descobri que ainda não sei nada.



No entanto, uma coisa continua igual. As pessoas ainda me mandam inbox perguntando: "mas o que é essa coisa de EP?".

Prestes a lançar meu segundo EP, 10.000 Borboletas, o primeiro gravado em estúdio, resolvi fazer este post, porque assim, quando me perguntarem de novo, é só mandar o link daqui. Porque gosto de ser útil.


Um EP (extended play) é uma gravação longa demais para ser considerada um single e curta demais para ser classificada como um álbum.

Um Single tem de uma a duas faixas; um EP, de 4 a 8 e um CD, 8 ou mais músicas. Esses números podem variar, considerando a liberdade artística do músico, mas é essa a definição convencional para os termos citados.

O Single, geralmente traz duas ou mais versões de uma mesma música, enquanto o EP é bem parecido com um CD, com menos músicas. Ele pode funcionar como:

        ⚫   Prévia do álbum que está por vir;
        ⚫   Ítem promocional enviado a críticos;
        ⚫   Lado B de um álbum.
 

No meu caso, tinha músicas suficientes para lançar um CD, mas não achava a qualidade da gravação boa o suficiente para ser comercializada - Coração de Vidro só me custou 80 reais!

10.000 Borboletas já saiu BEEEEM mais caro e é totalmente comercial. No entanto, ainda acho muito cedo para investir na produção de um CD. O estúdio cobra por música, por hora de trabalho e por músico envolvido. Assim, um EP sai mais em conta para mim que ainda estou começando. 

O Single do novo EP sai no início do ano e o videoclipe já está em fase de pré-produção. Assine a newsletter do blog e curta a página do Julietices no Facebook para saber a data exata do lançamento.

Espero que o post tenha sido esclarecedor e que a partir de agora, ninguém mais precise me perguntar o que é um EP. *sonha*

Beijinhos e até a próxima! 

ATUALIZAÇÃO 29/09/2015: Ontem, enquanto editava este post, chegou um e-mail da Tradiio na minha caixa de entrada dizendo que eu estava em 5º lugar no ranking nacional e tinha duas músicas ocupando respectivamente 1º e 4º lugar no gênero blues (oi?)! Eu fiquei tão afobada com a notícia que saí contando para todas as pessoas com quem convivo e acabei esquecendo de atualizar o post. Passei lá para conferir se eu continuava na mesma posição e adivinha? Subi para o 3º lugar! Tô em 3º lugar no ranking nacional do Tradiio!!! Print pra mostrar que não tô mentindo:


ATUALIZAÇÃO 12/10/2015: CHO-CA-DA! Incorruptível Transparência Visceral é 1º lugar no chart INTERNACIONAL de outubro no Tradiio!!! Obrigada a todos que doaram suas moedinhas virtuais para financiar minha música e aos que se deram ao trabalho de me procurar no FB para mandar mensagens fofas cheias de entusiasmo e carinho. Devo essa conquista a vocês! 


8 comentários:

  1. Ju, não conhecia seu trabalho, mas estou amando! Sua voz é maravilhosa!
    Virei fã haha
    Beijos :*
    www.semserblase.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thainá! Também não conhecia seu blog e tô amando! XD
      Obrigadaaa! Beijinhos!! <3

      Excluir
  2. Menina, como você canta *o* Achei tua voz tão delicada e gostosa de ouvir e adorei suas letras ^^
    Beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  3. Ju, que arraso! Muito sucesso pra você, querida! Que tudo possa dar certo pra você ♥

    Beijos,
    http://daniperere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acabei de te conhecer pelo Tradiio, por causa da música "Dois". Achei sensacional, linda mesmo! Muito bem escrita. Investi 800 moedinhas do Tradiio lá, seja lá o que isso signifique exatamente. :P

    Gosto de escrever músicas também, gostaria de ser tão bom quanto você. (E de saber gravar um som tão limpinho, nas minhas gravações têm até latido de cachorro no quarteirão do lado. hahaha) Por isso pensei em vir dar os parabéns.

    Outra coisa bacana: você tem um blog! Em tempos de todo mundo escrevendo só textão no Facebook, ou quando muito no Medium.com, ter um blog bem feitinho e se dedicar a ele é quase tão impressionante quanto o resto das coisas.

    Abraço!

    PS.: Tem por onde baixar ou comprar o EP? Quero ouvir inteiro no iTunes, sem precisar ser pelo Tradiio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário maravilhoso! hahaha <3

      Muito obrigada, Fabio! Suas moedinhas muito me ajudaram, esse mês fui #1 no chart internacional do Tradiio, e tudo o que eu fiz foi postar minhas músicas lá!

      Fiquei muito feliz com seu comentário sobre o blog. Dá mesmo muito trabalho cuidar desse aqui, mas ele me deixa feliz! :)

      Tem como baixar o EP sim, pela minha página no SoundCloud: soundcloud.com/julietices

      É só clicar numa setinha apontada para baixo que tem à direita de cada faixa.

      Mais uma vez, obrigada! Beijinhos!

      Excluir

 

looks